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domingo, 22 de julho de 2007

EDUCAÇÃO INFANTIL, FINALIDADES E METAS



Educação Infantil, finalidades e metas

Foram explicitados os direitos da criança à educação, com a formulação das políticas públicas para a infância. O trabalho pedagógico adquiriu reconhecimento e ganhou uma dimensão mais ampla no sistema educacional, evidenciando a necessidade de se considerar à criança como um todo, para promover seu desenvolvimento integral.

O objetivo de garantir os direitos da criança só poderá ser determinado mediante a responsabilidade e colaboração das três esferas de governo-União, os Estados e Municípios, de acordo com as definições constitucionais e legais vigentes.

Partindo das políticas já existentes o conjunto do documento reflete as visões e ações especificas e próprias de cada uma destas esferas governamentais responsáveis pela Educação Infantil, no contexto de discussões para formulação de políticas públicas nesse processo e definição de estratégias adequadas para a qualidade da educação das crianças de suas necessidades, especificidades e singularidades. Através de intervenções pedagógicas considerando o desenvolvimento de cada faixa etária.

A qual deve estar dentro de uma perspectiva, onde este nível de ensino deva acontecer de maneira articulada e na interação com as instituições de Educação Infantil e outros segmentos, parceiros de responsabilidade compartilhada, no contexto das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos. Buscando-se assim uma maior compreensão sobre a identidade da educação infantil.

Tendo como, finalidades/ objetivos da Educação Infantil:

· Considerar a criança como “Sujeito de Direitos”;

· Possibilitar o desenvolvimento integral da criança no aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;

· Cumprir duas funções indissociáveis-educar e cuidar, como complementaridade à ação da família visando o bem estar, o crescimento e o pleno desenvolvimento da criança;

· Promover atenção às múltiplas dimensões humanas;

· Desenvolver trabalho pedagógico que considera as diferentes linguagens, ludicidade, interações sociais, educação e cuidados e organização da ação pedagógica.

Procurando assim entender a infância e as crianças na sociedade contemporânea, de modo que possamos entender e compreender a delicada complexidade da infância e a dimensão criada das ações infantis.

Considerando que a cultura infantil é, pois, produção e criação, olhando enquanto educador o mundo a partir do ponto de vista da criança podendo nos levar a uma outra maneira de se ver a realidade.