O que é projeto didático?
Podemos conceituar Projeto didático como uma forma de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação- problema. Dentro desta situação problema o professor deve articular propósitos didáticos, sobre o que as crianças devem aprender. E propósitos sociais, aonde o produto final ou culminância do projeto venha a ser apreciado pelos pais e pelas crianças. E também é uma forma de evitar a fragmentação dos conteúdos levando as crianças a fazerem parte do processo e co-responsáveis pela aprendizagem assimilada. Dentro deste contesto os projetos tem sido uma das práticas mais utilizadas na educação infantil, tornando-se uma modalidade já prevista nos currículos anuais ou semestrais da instituição.
Mesmo assim muitos questionamentos ainda permanecem: quais as características de um projeto didático? Ele deve ser interdisciplinar como os Eixos Norteadores da educação infantil? Quando devemos optar por um projeto? Como desenvolver o planejamento? Como desenvolver os objetivos?Quando ele deve ser replanejado? Como avaliar as crianças, individualmente ou coletivamente?
Todas estas questões dever estar bem resolvidas até que se possa se colocada em prática pelo professor, pois depende dele o sucesso no processo de ensino aprendizagem da criança que freqüenta a educação infantil.
“Se você estimula precocemente a instrução, o ensino, você poda um momento importante do ciclo da existência da criança. A criança não é um adulto em miniatura. A criança é uma criança. Não é bom que ela entre muito nova nesse ciclo escolar” (CURY)
Eles trazem a vida real para a sala de aula, envolvem as crianças e suas famílias na maioria das vezes, nas atividades e conteúdos elencados. Mas é a melhor forma de trabalhar? Geram muitas dúvidas, mas podem ser considerados a melhor maneira de se planejar na educação infantil, através da sua contextualização e de uma aprendizagem com significado.
Baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a área da educação, como estrutura socialmente determinada, reflete o conjunto das contradições que permeiam o contexto social, sendo neste contexto de contradições que se encontra a expectativa de que o professor contribua para a formação de crianças capazes de analisar criticamente a realidade na qual está inserida e exercer participação cidadã em seu meio. Onde a escola pode exercer importante papel no aprendizado para o exercício da cidadania, entendida como capacidade e possibilidade de participação social nos processos, no entanto os Centros de Educação Infantil educam e formam cidadãos segundo suas referências pedagógicas. Através desta consolidação que permita a da intenção de educar para a cidadania.