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segunda-feira, 23 de julho de 2007




O que se espera como um perfil adequado para um futuro professor


Entre todos os conhecimentos adquiridos durante sua formação, é os saberes que ele se apropria para interagir em sua prática docente que consideramos critérios fundamentais? Poderiam ser enumerados estes conhecimentos, considerando que o aprendizado deste acadêmico é único e pessoal. Porém alguns destes critérios devem ser observados.

Conhecer os processos de aprendizagem adotados na instituição;

Domínio dos métodos e técnicas de ensino aprendizagem, ex; observação, registro, planejamento, projeto, métodos avaliativos;

Conhecer e procurar adaptar a sua prática pedagógica tendo como base a comunidade em que está inserida;

Colocar em prática os conhecimentos legais referentes a questões pedagógicas e didáticas adquiridas e aprimoradas durante sua formação ligadas às esferas nacionais, estaduais e municipais;

Considerar e respeitar as especificidades e peculiaridades focadas nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, bem como sua faixa-etária;

Desenvolver propostas de intervenções pedagógicas diferenciadas caso haja necessidade, considerando que cada criança é um ser único, e sendo assim aprender de formas diferenciadas;

Considerar os critérios de avaliação como um instrumento que deve ser utilizado em todos os aspectos, nos pequenos e grandes projetos, bem como instrumento de auto-avaliação em sua práxis pedagógica;

Onde a construção de seu conhecimento profissional deve ser construída permanentemente, através da troca de experiências, de cursos, seminários, simpósios, formação continuada entre outros. Pois “Não existe topo, não existe um patamar, mas há sempre outra montanha a ser galgada. E está é procura constante que move o profissional da educação.

Onde, segundo Wallon [...] O processo de desenvolvimento infantil se realiza nas interações, que objetivam não só a satisfação das necessidades básicas, como também a construção de novas relações sociais, com o predomínio da emoção sobre as demais atividades. As interações emocionais devem se pautar pela qualidade, a fim de ampliar o horizonte da criança e levá-la a transcender sua subjetividade e se inserir no social.