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quarta-feira, 19 de setembro de 2007

PROFESSOR E A QUALIDADE DE ENSINO

O ensino de qualidade nada mais é do que o forem seus professores. Uma política educacional deve estar preocupada sim com questões focadas nas construções dos prédios escolares, nos equipamentos que pudessem inovar sua ação curricular e metodológica. E esquecem que sem bons professores a instituição estaria fadada ao insucesso. Porque o bom professor faz o bom ensino, apesar de todas as precariedades de meios referentes à suas origens ou ao local e comunidade que sua instituição de trabalho está inserida. Se essa é uma regra para todos os níveis de ensino infantil, o professor deverá sim demonstrar em suas ações a constante necessidade de reaprender e melhorar sua práxis pedagógica, através de leituras que venham a enriquecer seu cotidiano, seus ensinamentos, valerá e muito para esta criança que cada vez mais cedo está sendo inserida no ensino fundamental.
Somente com um professor disposto a aprender, seguro, preparado e ao mesmo tempo afetuoso a criança estará sim em constante aprendizado, pois os paradigmas de nossa sociedade atual não dispõem de mais espaço para aquele professor que não está aberto a mudanças.
Esta aparente indiferença por parte de alguns professores, acaba por desvalorizar até mesmo aquele que está iniciando sua carreira em detrimento daqueles que estão sempre prontos e acomodados. Deparamo-nos com situações de profissionais mal pagos e desestimulados pela falta de perspectivas de realização pessoal, levando o mesmo a perder o interesse pelo seu tão difícil êxito profissional. É isso que o corre-corre no dia-a-dia deste professor leva-o a fazer parte de uma estatística, exagerada, porém real, de um desastre nacional.
Pois a qualidade de vida das futuras gerações dependerá, em grande parte, do sucesso ou do insucesso da primeira experiência de escolaridade, escolaridade esta que faz parte de uma das fases mais importante da criança. A sua inserção na educação infantil.
Sendo assim, temos que refletir constantemente, até onde eu quero saber e aprender para desempenhar bem o meu papel na vida desta criança. Como a criança é um ser único, nós também somos.
E só fará parte desta seleta categoria que se orgulha de ser chamado de educador aquele que realmente quiser.
Pois o TOPO é para POUCOS.