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terça-feira, 2 de outubro de 2007



O QUE CONSIDERAMOS PRIMORDIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A Educação Infantil é o passo primordial para a efetivação de uma educação plena, e de qualidade, é onde se estabelece a relação da escola com a criança, sendo assim, deve ser olhada com muito mais atenção e respeito. Não só por parte do educador, mas de todos os que fazem parte deste contexto.

Deve ser uma prática constante que o professor de Educação Infantil não se acomode em suas práticas. É de primordial importância que seu trabalho seja revisto, repensado e reavaliado constantemente para que assim realize as modificações e inovações que sejam necessárias para que a criança tenha uma “educação plena” na instituição em que está inserida, como citei anteriormente.

Realizando a leitura de livros, textos, artigos é a forma na qual se baseiam a busca da maioria dos educadores, pois os mesmos não têm muitas possibilidades de estar participando de cursos, simpósios ou palestras e estudos que são primordiais para que o educador se sinta motivado a estar inovando sua prática constantemente.

Proporcionando assim uma Educação Infantil conceituada e de qualidade, com profissionais atuantes e conceituados. É neste ambiente que a criança irá se desenvolver em toda a sua plenitude e que terão e muito há ver com o ambiente em que ela se encontra. Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço afetivo, seguro, estimulante e educativo, com educadores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso de seu cotidiano de descobertas e de crescimento. Ambientes diferenciados, com diferentes espaços que irão propiciar a possibilidade de um aprendizado capaz de influenciar todo o desenvolvimento futuro desse educando.

Podendo citar como exemplo a Internet, capaz de disponibilizar enumeros recursos com temas significativos, referentes Educação Infantil, que é parte integrada da Educação Básica, a qual têm tido um grande aumento em sua demanda, com links e artigos com o compromisso de melhorar a educação infantil na sua reestruturação referente à sua visão e missão e/ou filosofia e metodologia, quando nos dispomos a ler e estudar as contribuições para criar um ambiente adequado e acolhedor na instituição de Educação Infantil, como a importância da brincadeira, os direitos da criança, literatura infantil, entre outras. Tendo como foco disponibilizar conteúdos para implementar a práxis pedagógica.