Arquivo do blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como montar um projeto



Montar um projeto não é algo impossível de se realizar, mas requer um bom planejamento e muita pesquisa. Geralmente, ele é discutido e planejado entre coordenadores e professores, e cada professor faz as adaptações para adequá-lo a crianças e às suas necessidades, a seguir algumas dicas para ajudar a montar um projeto.

Escolha o tema
Que assunto abordar?
Quando estiver pensando em um tema para seu projeto, você deve relevar alguns aspectos como: até que ponto ele vai despertar a atenção dos seus alunos?
Quanto tempo eles estarão interessados?
O quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles?
Quais são as vantagens e desvantagens da escolha do tema, o que ele teria a oferecer [...]
Uma boa forma de escolher um tema é através de uma conversa com os alunos, onde através de uma proposta eles possam dar sua opinião já que este é o foco do objetivo de aprendizagem do professor.

Estabeleça o objetivo (ou os objetivos)
Pense no que você pretende conseguir com esse projeto;
Pensar em: "O que gostaria que meus alunos já sabem sobre o tema e o que ainda querem saber”;
Elencar os objetivos que darão início ao projeto é uma forma de não se perder com relação ao leque de opções que possam surgir.
Pesquise:
Procure informações a respeito do tema escolhido em diferentes gêneros textuais;
Certifique-se de que suas crianças poderão encontrar material suficiente com a ajuda dos pais ou responsáveis, caso haja alguma pesquisa com a participação da família;
A Internet também pode ser uma boa aliada nesse momento.
Planejando as etapas que irão contemplar o projeto:
Que atividades você vai propor as crianças?
Quais materiais ou ferramentas irão precisar?
Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)?
De que forma irá conduzir o projeto?
Quais eixos norteadores serão abordados?
Quanto tempo você professor suas crianças irão levar para executá-lo?
Quais as estratégias serão utilizadas pela professora para que suas crianças mantenham o interesse em descobrir algo mais sobre o tema escolhido?
Pense em alternativas possíveis para o caso de algo não dar certo?
Organizar o projeto por etapas e montar um cronograma irá ajudar as crianças a não se dispersarem dos objetivos que você enquanto professor deseja alcançar.
“Lembrando que as respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os procedimentos seguintes a serem elencados e realizados”.
Esquema simplificado:
Tema
Turma / faixa etária a que se destina;
Duração;
Justificativa (explique por que você escolheu esse tema);
Objetivos;
Conteúdos trabalhados (especificar os assuntos a serem trabalhados em cada um dos eixos);
Estratégias/procedimentos (explicar como pretende alcançar os objetivos);
Material necessário (relacione quais recursos serão necessários);
Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos)

Sensibilize seus alunos e envolva as famílias:
Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos com animação. Isso certamente vai contagiar os alunos. Planeje as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles absolutamente não gostarem. Lembre-se: se eles não se entusiasmarem com a ideia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.
Você pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que virá [...]

Mostre os resultados:
À medida que o projeto for "caminhando", ajude as crianças a expor os resultados para que outras turmas vejam o seu progresso. Se possível, organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim, eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Outra opção é publicá-los em um livro produzido por elas mesmas.

Avalie o projeto com as crianças:
Organize um painel em que a classe possa expor o que mais a agradou e o que não foi tão bom;
Dê seu parecer e ouça o que as crianças têm a dizer;
Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? E os pais, têm algo a dizer? Dando este espaço para a família ela se sentirá parte do processo. Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros;
Lembrar sempre de partir de assuntos pertinentes aos conteúdos que venham de encontro com a realidade da sua turma e da faixa etária a que ela pertence. "o que ela já sabe? e o que ainda deseja saber?"