Justificativa:
Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Onde dentre os conceitos elencados estão, os conceitos sobre, coisas iguais e diferentes, organização, classificação e criação de conjuntos, estabelecerem relações entre os número e o que eles representam observar o tamanho das coisas, brincam com as formas geométricas, ocupando um espaço e assim, vivendo e descobrindo a matemática. Através de atividades concretas e significativas, coletivamente e individualmente.
Acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações da sociedade [...] parte de um sentido de número para uma construção abstrata deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar relevante. (MACIEL & BENEDETTI, 1992, pag.33 a 39)
Objetivos:
Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Onde dentre os conceitos elencados estão, os conceitos sobre, coisas iguais e diferentes, organização, classificação e criação de conjuntos, estabelecerem relações entre os número e o que eles representam observar o tamanho das coisas, brincam com as formas geométricas, ocupando um espaço e assim, vivendo e descobrindo a matemática. Através de atividades concretas e significativas, coletivamente e individualmente.
Acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações da sociedade [...] parte de um sentido de número para uma construção abstrata deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar relevante. (MACIEL & BENEDETTI, 1992, pag.33 a 39)
Objetivos:
- Reconhecer a função social dos números;
- Conhecer diferentes aspectos referentes aos números e sua representação;
- Reconhecer esse símbolo gráfico como instrumento de nosso cotidiano;
- Reconhecer as formas geométricas;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático através dos jogos com regras;
- Reconhecer nas situações do cotidiano as variáveis quantitativas e qualitativas.
Conteúdos Conceituais:
- Despertar o interesse sobre os temas trabalhados;
- Nomear e quantificar os números de 0 a 30;
- Identificar figuras e formas, medidas de massa, medidas de grandeza, medidas de tempo;
- Estimular a criatividade das crianças;
- Despertar a curiosidade para aprender e se apropriar das regras que envolvem os jogos;
- Desenvolver atividades de forma interdisciplinar;
Conteúdos Procedimentais:
- Pesquisar onde encontramos os números em nosso cotidiano;
- Valorizar as falas das crianças;
- Levar as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;
- Realizar a identificação através de atividades concretas e sistemáticas;
- Elaborar e socializar as diferentes formas de marcar o tempo;
- Reconhecer os números e as quantidades que representam;
- Elaborar o calendário linear e a chamada;
- Pesquisar informações através da tarefa de casa com a ajuda dos pais;
Relacionar com atividades interdisciplinares, e atividades em grupo; - Elaborar pesquisas com curiosidades referentes aos números e as formas geométricas.
Conteúdos Atitudinais:
- Reconhecer e os números;
- Reconhecer as principais formas geométricas;
- Desenvolver a autonomia nas atividades que envolvem a fala espontânea das crianças para a resolução das situações problemas;
- Reconhecer a importância da utilização dos números/ quantidade;
- Incentivar o respeito e a cooperação nas atividades individuais e coletivas;
- Promover a integração das crianças através de trabalho em grupo;
- Reconhecer os jogos e desenvolver estratégias para solucioná-los.
Aspectos a serem avaliados:
- Interesse e participação durante a execução das atividades propostas;
- Realizar este processo através da observação do comportamento dos alunos, hábitos e atitudes, relacionamento com os amigos e com a professora, cumprimento dos temas a serem desenvolvidas, atitudes com relação aos registros coletivos e individuais;
- Realizar atividades escritas ou de outra natureza produzidos espontaneamente, bem como a coleta de dados registrados com referência direta ou com relação ao grupo;
- Levar as crianças a terem um crescimento sistemático partindo de seus conhecimentos prévios em relação à matemática e a sua utilização na vida diária.
(Projeto desenvolvido no 1º semestre de 2010).
Professora: Elisabeth Hülsmann Bauer de Oliveira
Turma: 2º Período Matutino/ CEI Botãozinho de Rosa.