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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Projeto Inserindo a Matemática na Educação Infantil:

Justificativa:

Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Onde dentre os conceitos elencados estão, os conceitos sobre, coisas iguais e diferentes, organização, classificação e criação de conjuntos, estabelecerem relações entre os número e o que eles representam observar o tamanho das coisas, brincam com as formas geométricas, ocupando um espaço e assim, vivendo e descobrindo a matemática. Através de atividades concretas e significativas, coletivamente e individualmente.


Acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações da sociedade [...] parte de um sentido de número para uma construção abstrata deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar relevante. (MACIEL & BENEDETTI, 1992, pag.33 a 39)


Objetivos:
  • Reconhecer a função social dos números;
  • Conhecer diferentes aspectos referentes aos números e sua representação;
  • Reconhecer esse símbolo gráfico como instrumento de nosso cotidiano;
  • Reconhecer as formas geométricas;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático através dos jogos com regras;
  • Reconhecer nas situações do cotidiano as variáveis quantitativas e qualitativas.

Conteúdos Conceituais:

  • Despertar o interesse sobre os temas trabalhados;
  • Nomear e quantificar os números de 0 a 30;
  • Identificar figuras e formas, medidas de massa, medidas de grandeza, medidas de tempo;
  • Estimular a criatividade das crianças;
  • Despertar a curiosidade para aprender e se apropriar das regras que envolvem os jogos;
  • Desenvolver atividades de forma interdisciplinar;

Conteúdos Procedimentais:

  • Pesquisar onde encontramos os números em nosso cotidiano;
  • Valorizar as falas das crianças;
  • Levar as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;
  • Realizar a identificação através de atividades concretas e sistemáticas;
  • Elaborar e socializar as diferentes formas de marcar o tempo;
  • Reconhecer os números e as quantidades que representam;
  • Elaborar o calendário linear e a chamada;
  • Pesquisar informações através da tarefa de casa com a ajuda dos pais;
    Relacionar com atividades interdisciplinares, e atividades em grupo;
  • Elaborar pesquisas com curiosidades referentes aos números e as formas geométricas.

Conteúdos Atitudinais:

  • Reconhecer e os números;
  • Reconhecer as principais formas geométricas;
  • Desenvolver a autonomia nas atividades que envolvem a fala espontânea das crianças para a resolução das situações problemas;
  • Reconhecer a importância da utilização dos números/ quantidade;
  • Incentivar o respeito e a cooperação nas atividades individuais e coletivas;
  • Promover a integração das crianças através de trabalho em grupo;
  • Reconhecer os jogos e desenvolver estratégias para solucioná-los.

Aspectos a serem avaliados:

  • Interesse e participação durante a execução das atividades propostas;
  • Realizar este processo através da observação do comportamento dos alunos, hábitos e atitudes, relacionamento com os amigos e com a professora, cumprimento dos temas a serem desenvolvidas, atitudes com relação aos registros coletivos e individuais;
  • Realizar atividades escritas ou de outra natureza produzidos espontaneamente, bem como a coleta de dados registrados com referência direta ou com relação ao grupo;
  • Levar as crianças a terem um crescimento sistemático partindo de seus conhecimentos prévios em relação à matemática e a sua utilização na vida diária.

(Projeto desenvolvido no 1º semestre de 2010).

Professora: Elisabeth Hülsmann Bauer de Oliveira

Turma: 2º Período Matutino/ CEI Botãozinho de Rosa.