Arquivo do blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tema: Eu e meu corpo.

Justificativa: o projeto Corpo e Saúde foi extremamente rico para as nossas crianças, pelas inúmeras possibilidades que tivemos em propiciar a elas uma exploração significa do próprio corpo e de tudo que a rodeia, vivenciando situações que contribuirão para a construção do conhecimento de si, do outro e do mundo.
Continuamos com o trabalho relacionado ao esquema corporal no decorrer do ano, paralelo aos projetos, pois é importante a criança se familiarizar com a imagem do próprio corpo, explorar suas possibilidades de gestos e ritmos corporais nas diversas atividades que são oferecidas.
A escolha desse projeto surgiu pelo fato das crianças apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois nesta fase é importante que eles adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Objetivo Geral:
Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar as crianças sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
Objetivos específicos:
*Socializar;
*Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
*Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade;
*Desenvolver o gosto pela música;
*Estimular a concentração e atenção;
*Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
*Identificar as partes do corpo;
*Identificar as partes do rosto;
*Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição);
*Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
*Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida
*Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
*Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
*Realizar atividades diárias de higiene;
*Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
*Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
*Visualizar e interpretar imagens;
*Dramatizar histórias.
Conteúdos Conceituais:
*Trabalhar o corpo e higiene;
*Conceituar os órgãos dos sentidos;
*Definir alimentação e saúde;
*Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
*Músicas;
*Desenvolver a linguagem oral;
*Descobrir seu próprio corpo;
*Desenvolver a dramatização e criatividade.
Conteúdos Procedimentais:
*Pesquisar assuntos relacionados ao tema;
*Valorizar as falas das crianças;
*Levar as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;
*Realizar a identificação através de atividades concretas e sistemáticas;
*Elaborar e socializar as diferentes formas;
*Reconhecer e nomear as partes do corpo;
*Pesquisar informações através da tarefa de casa com a ajuda dos pais;
*Relacionar com atividades interdisciplinares, e atividades em grupo;
*Relacionar músicas ligadas ao tema;
*Realizar conversas e debates.


Conteúdos Atitudinais:
*Visualizar e descrever as partes do corpo;
*Reconhece os objetos de higiene;
*Reconhecer as principais formas de cuidar do ambiente em que vivemos;
*Desenvolver a autonomia nas atividades que envolvem a fala espontânea das crianças para a resolução das situações problemas;
*Reconhecer a importância da utilização de hábitos saudáveis em nosso dia a dia;
*Incentivar o respeito e a cooperação nas atividades individuais e coletivas;
*Promover a integração das crianças através de trabalho em grupo;
*Desenvolver a autonomia e a criatividade.
Aspectos a serem avaliados:
Interesse e participação durante a execução das atividades propostas; Realizar este processo através da observação do comportamento das crianças, hábitos e atitudes, relacionamento com os amigos e com a professora, cumprimento dos temas a serem desenvolvidas, atitudes com relação aos registros coletivos e individuais; Realizar atividades escritas ou de outra natureza produzidos espontaneamente, bem como a coleta de dados registrados com referência direta ou com relação ao grupo; Levar as crianças a terem um crescimento sistemático partindo de seus conhecimentos prévios em relação a sua utilização na vida diária.


(atividades realizadas com crianças de 5 anos)