As
creches e as pré-escolas da rede pública ganharam mais um instrumento para
garantir uma educação de qualidade para as crianças de até 6 anos. Foi lançado
o caderno
“Indicadores
da Qualidade na Educação Infantil”, um documento que está disponível
gratuitamente para que as instituições promovam auto avaliações sobre o todo o
processo de ensino-aprendizagem, incluindo temas como saúde, nutrição, família,
comportamento, entre outros.
Elaborado
em conjunto pelo Ministério da Educação, Fundo das Nações Unidas para a Infância
(Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a
Ação Educativa e a Fundação Orsa, o documento, com 62 páginas, oferece os
fundamentos da educação infantil e um roteiro de como professores, diretores,
servidores das escolas e a comunidade devem proceder a auto avaliação.
O
caderno propõe a organização de sete grupos formados pela escola e a comunidade
para analisar cada parte do questionário: planejamento institucional;
multiplicidade de linguagens e experiências (formas de a criança conhecer e
experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de
convivência e respeito); promoção da saúde; espaços, materiais e mobiliários;
formação e condições de trabalho dos professores e demais profissionais;
relação de troca e cooperação com as famílias e participação na rede de
proteção social.
O
Ministério da Educação vai imprimir 300 mil exemplares do caderno e enviar um
para cada turma da educação infantil. Segundo o Censo Escolar de 2008, quase 5
milhões de crianças com até 6 anos estão em creches e pré-escolas públicas.
Para
ter acesso aos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, clique emhttp://www.acaoeducativa.org.br/portal/images/stories/geral/indicadoresedinfantil.pdf