A partir dos 4 anos, as crianças começam a pensar a partir de
evidências. Isso significa que algumas experiências do cotidiano levam os
pequenos a formar esquemas de percepção que os ajudam a antecipar o que é
natural que ocorra em várias situações da rotina. Aos poucos, a criança passa a
identificar a distribuição usual de alguns objetos no espaço e também a
sucessão temporal que caracteriza essas situações - como encontrar a escova de
dente no banheiro e colocar a pasta na escova antes de começar a escovação, por
exemplo.
Se as atividades constantemente repetidas na rotina são
fundamentais para dar segurança às crianças, é igualmente importante oferecer a
elas situações de exploração e investigações controladas e guiadas por você,
que permitam a participação ativa de todos. Só assim os pequenos vão
desenvolver novas aprendizagens e adquirir novos conhecimentos sobre o mundo,
que vão além dos hábitos aprendidos nas atividades do eixo de identidade e
autonomia (leia o roteiro didático sobre este eixo de aprendizagem na creche).
Por isso, na rotina da Educação Infantil, estimule que as crianças
vivenciem e interajam com os espaços e os objetos, sozinhos e sob a sua
orientação. Responda às perguntas feitas pelos pequenos com clareza e instigue
os momentos de pesquisa, com a elaboração de problemas simples, que possam ser
resolvidos. Atividades de misturas e análise de objetos são muito bem vindas,
assim como a convivência em diferentes espaços, observando as características
de plantas e de animais. Mas somente isso não basta. Também é no eixo natureza
e sociedade que se desenvolvem noções de respeito e valorização da diversidade
étnica e cultural.
A especificidade do trabalho na pré-escola
Quando chegam à pré-escola, as crianças normalmente já sabem se
comunicar oralmente. Dos 2 aos 6 anos, o vocabulário praticamente dobra a cada
ano e a pronúncia das palavras evolui consideravelmente. Isso contribui para
que elas consigam atribuir explicações cada vez mais lógicas para os fenômenos
cotidianos e desenvolvam as aprendizagens contempladas no eixo natureza e
sociedade.
Vale lembrar, que o termo "lógica" para a criança, tem
um significado diferente da lógica do adulto. A criança tem uma maneira muito
peculiar de entender o mundo e, à medida que cresce, tem acesso a novas
informações e experiências e esquece seu antigo modo de pensar - reformula suas
hipóteses.
Já no primeiro ano de vida, o bebê adquire certa noção de
abstração. Ele começa a perceber que os objetos ao seu redor existem
independentemente da possibilidade de enxergá-los. Este é o chamado conceito de
permanência dos objetos. Com a aquisição da linguagem, a criança acessa o
território do simbólico: quando uma palavra, uma expressão corporal ou um desenho
representam um objeto ou conceito e, com base na associação de alguns deles,
cria-se uma ideia.
Segundo o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, "na pré-escola, os pequenos
devem saber como observar fenômenos constantes e esporádicos, distinguir luz e
sombra, quente e frio, liso e áspero, escolher critérios de classificação dos
objetos, contemplar modelos e reconhecer materiais diferentes". Organizar
brincadeiras, experiências, problemas que possam ser investigados e jogos que envolvam
conhecimentos relacionados à natureza, à cultura e às tradições são atividades
fundamentais para as crianças de 4 e 5 anos.
Fonte: www.revistaescola.com.br